O dia 9 de dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção. Esta data foi escolhida porque, em 2003, foi quando a “Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção” (UNCAC, do inglês “United Nations Convention against Corruption”) foi assinada. Este foi o primeiro tratado global voltado exclusivamente para combater a corrupção em todas as suas formas, e estabeleceu padrões internacionais para prevenção, investigação, cooperação internacional, responsabilização e punição, recuperação de ativos desviados e transparência na gestão pública e privada. Mais de 180 países são signatários da convenção, incluindo o Brasil, que a ratificou em 2005.
Para nós do BomConsórcio, esse compromisso com mecanismos de prevenção e controle, visando melhores práticas em governança, ética e transparência, é permanente. Como pode ser verificado em nosso Código de Ética, somos regidos pela Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/13), que define como ato ilícito o recebimento, oferecimento ou promessa de vantagem indevida, e seguimos também a Lei nº 9.613/98, que tipifica a lavagem de dinheiro. Além disso, adotamos política de tolerância zero para atos de fraude, ou seja, qualquer ação ou omissão intencional destinada a enganar ou obter vantagem ilícita.
Caso qualquer pessoa (seja colaborador, parceiro ou cliente) identifique uma dessas situações, deve imediatamente se opor e reportar pelo nosso Canal de Denúncia, garantindo agilidade nas medidas disciplinares e legais.
Integridade é a base da nossa relação com clientes, parceiros e colaboradores, e, através do nosso programa de Compliance, seguimos firmes nesse compromisso todos os dias.