Realizada no Brasil, a COP30 marcou mais um capítulo da corrida global para limitar os efeitos das mudanças climáticas. Em meio a negociações complexas, três pontos se destacaram como diretrizes essenciais da COP 30 para os próximos anos:
1) Adaptação como prioridade absoluta
O aumento de eventos extremos coloca a adaptação no centro das políticas públicas e das estratégias corporativas. Sistemas de alerta, infraestrutura resiliente e proteção de populações vulneráveis foram temas-chave de todas as conversas.
2) Financiamento da transição
Mais do que compromissos, busca-se viabilidade. A COP30 reforçou o papel de instrumentos financeiros que tornem a transição possível, especialmente para países em desenvolvimento e para cadeias produtivas que ainda enfrentam barreiras estruturais.
3) Redução imediata de emissões
De acordo com os principais estudos sobre o tema, a nossa “janela de ação” está cada vez menor. Os países reiteraram metas mais ambiciosas para a redução de emissões de CO2, mas o grande desafio permanece na execução e no monitoramento desses compromissos.
O que aprendemos com esta edição?
O futuro climático depende menos de grandes declarações e mais de mecanismos que transformem intenções em impacto real. Governos têm responsabilidades amplas, mas empresas e cidadãos exercem um papel igualmente relevante ao incorporarem práticas de baixo carbono e decisões mais conscientes.
O dia seguinte à COP30
O “dia seguinte” é o teste de compromisso. É quando analisamos processos, cadeias, fornecedores, hábitos e metas internas e externas, e começamos a ajustar o que precisa ser aprimorado.
O BomConsórcio e o compromisso climático como Empresa B Certificada
A certificação como Empresa B reflete tudo em que acreditamos e já praticamos, e também reforça nossa responsabilidade em gerar impacto positivo. Nosso compromisso climático se traduz em:
- Operação carbono zero por meio de medição e compensação anual.
- Critérios internos de governança para redução contínua das emissões.
- Diretrizes para consumo consciente de energia e recursos.
- Incentivo e educação financeira voltados para escolhas mais responsáveis.
Seguiremos ampliando indicadores, aprimorando metas e atuando, de forma transparente, para reduzir nossos impactos e contribuir com um futuro mais sustentável.